Fique ligado

Novo espaço cultural, \'Caminhos da Arte\' abre as portas neste sábado (30) em Manaus

(Foto: Divulgação) Oficinas acontecerão pela manhã, tarde e noite (Foto: Divulgação)

Novidade está ligada ao projeto "Caminhos do Frei", que o Instituto Amazônia realiza no Centro Histórico. Oficinas, apresentações de teatro, balé e dança de salão estão entre as atividades que farão parte da rotina

Oficinas e apresentações de teatro, balé e dança de salão estão entre as atividades que farão parte da rotina da Caminhos da Arte, novo espaço cultural que será inaugurado no próximo sábado, dia 30, a partir das 17h, no Centro Histórico da cidade. A iniciativa é um dos braços do projeto “Caminhos do Frei”, realizado pelo Instituto Amazônia, e será abrigada em um casarão antigo localizado em frente à sede social do projeto, na rua Frei José dos Inocentes.

Segundo o diretor-presidente do Instituto, Paulo Henrique de Castro, o “Caminhos do Frei” tem o objetivo de revitalizar o entorno da Comunidade São Vicente por meio de atividades nas áreas do lazer, cultura, saúde e educação. “A ideia para a Casa das Artes surgiu depois que realizamos aqui o evento ‘As portas do passado abrindo as janelas para o futuro’, entre outubro e dezembro do ano passado”, explica ele.

“Na época, trabalhamos com o apoio da Fametro e da UEA e, recentemente, o professor Marcus Vinicius Prudente, do projeto de extensão ‘Rosas Dança de Salão’ (UEA), nos procurou com a proposta de uma nova parceria para a continuidade das ações do grupo. Foi então que vimos a oportunidade de consolidar as atividades de arte e cultura nessa região do Centro”.

Inscrições

Para coordenar o espaço, o Instituto Amazônia convidou Marcus Vinicius e a atriz e diretora Jaqueline Ferreira, da Companhia de Arte Cristã, com 26 anos de atuação em Manaus. Segundo ela, no dia da inauguração, a Caminhos da Arte vai apresentar um pouco do mix de atividades que passarão por lá: teatro de bonecos com o personagem Cenourito, performances com os clowns Cherosa e Caju, e participações do Ballet Álvaro Gonçalves e do grupo Rosas.

“A proposta do projeto é a união das artes e de várias pessoas que trabalham com isso e desejem movimentar esse espaço”, afirma Jaqueline. “Não é fazer arte pela arte, mas com um conceito de transformação por trás, tanto que quem mora na comunidade já está cadastrado para ser bolsista das oficinas que vamos realizar”.

As oficinas (pagas) acontecerão de segunda a quinta, e as sextas e sábados serão dedicadas às apresentações artísticas. Entre os dia 1º e 6 de agosto, estarão abertas as inscrições presenciais para as turmas de balé iniciante, dança de salão e iniciação à dança, que terão o suporte e certificação do Ballet Álvaro Gonçalves e grupo Rosas.

Pontualmente, também serão abertas vagas para oficinas de teatro de bonecos e circo. O valor das mensalidades vai variar de acordo com a atividade. Mais informações pelo telefone (92) 99982-3700.

Serviço

O quê: Inauguração da Caminhos da Arte

Onde: Rua Frei José dos Inocentes, Centro Histórico

Quando: Sábado, dia 30, a partir das 17h

Quanto: Acesso gratuito

Fonte http://www.acritica.com/channels/entretenimento/news/novo-espaco-cultural-casa-das-artes-abre-as-portas-no-sabado-30-em-manaus