Fique ligado

9º CONGRESSO INTERNACIONAL DE JAZZ DANCE

9º CONGRESSO INTERNACIONAL DE JAZZ DANCE

De 20 a 23 de abril de 2017 | Indaiatuba | São Paulo 
Direção: Marcela Benvegnu e Erika Novachi

CONVIDADOS INTERNACIONAIS:
- MARIA TORRES (NY-USA) | Latin Jazz
- MALAYA (LA-USA) | Lyrical Jazz
- NATAL TRASORAS (LA-USA) | Contemporary Jazz

CONVIDADOS NACIONAIS
- LUANA ESPÍNDOLA (BRA) MASTERCLASS 
- VIVIEN FORTES (BRA) Masterclass
- OSWALD BERRY Por falar em JAZZ
- WILIAN AGUIAR (BRA) AULA TEÓRICA 
- ERIKA NOVACHI (BRA) MASTERCLASS
- MARCELA BENVEGNU (BRA) PALESTRA

Inscrições: www.congressodejazzdance.com.br

 

Professores 2017

 
PROFESSORES 2017
MARIA TORRES (NY-USA) | LATIN JAZZ
Coreógrafa e diretora de espetáculos em teatro, cinema e televisão, Maria Torres nasceu em Porto Rico. É atualmente uma das maisimportantes coreógrafas do cenário Broadway (On Your Feet – coreógrafa associada) e assina diversas peças para o So You Think You Can Dance. Seu estilo de jazz latino vem sendo consagrado no mundo que chegou a Julliard School e ao Alvin Ailey. Também participou de trabalhos como Dance With Me (estrelado por Vanessa Williams) e do hit Swing! (seis prêmios Tony). Já recebeu duas vezes o Cleo Award por coreografia e trabalha com diversos produtores da MTV, NBC, HBO, BBC e Walt Disney. É artista residente do The Rosetta LeNoire Amas Musical, membro da Society Directors andChoreographers, AEA, SAG/AF-TRA e League of Professional Theatre Women.

 
MALAYA (LA-USA) | LYRICAL JAZZ 
Pela primeira vez no Brasil vocês poderão conhecer o estilo do jazz de Malaya que mistura o clássico e lírico é frequentemente descrito pela crítica americana “como técnico, desafiador, inspirador e em uma palavra, atemporal”. Professora da Edge Performing Arts Center, desde 1997, em Los Angeles, ela também dá aulas no mundo todo e assina diversos trabalhos coreográficos. Ela já coreografou para a The Houston Metropolitan Dance Company, University of Oklahoma, Commonality Dance Company, RACE Dance Company, Naway Dance Company, Instincts Dance Company, e outras. Tamém já coreografou em países como Suíça, Itália, México, Canadá, Alemanha, Suécia, Noruega, Nova Zelândia, Austrália, Coreia e Japão. Para TV, vídeo e cinema, pode ser vista em filmes como Batman & Robin, com George Clooney, um videoclipe com Prince, The Tonight Show com Jay Leno e no show de Celine Dion, em Las Vegas. 


 
 
NATHAN TRASORAS (LA-USA) |  CONTEMPORARY JAZZ
Top Ten da sexta temporada do So You Think You Can Dance, Nathan vem pela primeira vez ao Brasil, está entre a nova geração de jovensbailarinos e coreógrafos americanos. Sua formação diversificada funde jazz,contemporâneo e hip-hop. Participou de trabalhos como "The Voice”, “Glee", "90210", "Disney XD", "Ellen DeGeneres", "Got Talent América", "American Idol", com JanetsJackson, Tonight with Jay Leno Show. Além didso, ele possui passagens pelos "The Muppets", "Black Eyed Peas", Nicole Scherzinger (Pussycat Dolls), Wyclef Jean, Will.I.Am, Rihanna e Christina Aguilera. Recebeu diversos prêmios, entre eles oSpotlight Grand Finals no Dorothy Chandler Pavilion apresentado por Tony Danza; e foi também dançou ao lado do lendário Mikhail Baryshnikov, em NY. 

 
 
VIVIEN FORTES (BRA) | MASTERCLASS
É formada em balé clássico pela Royal Academy of Dancing em 1980, diretora artística da Academia Ballet & Cia, em Campinas. Como bailarina dançou profissionalmente na Cia Ballet Clássico de São Paulo, com direção de HalinaBiernacka 1984 a 1992, e na Cia Jazz Brasil, com direção de Maiza Tempesta 1988 e 1989.  Recebeu diversas premiações em Joinville na categoria jazz. Coreografou diversos shows como: Chitãozinho e Xororó (2000 e 2002), Sandy e Júnior (1990 a 2004), Criança Esperança da Rede Globo (2003 a 2008), Show da Virada (2004 a 2011/ 2013 e 2014), Claudia Leite (2007 a 2009), Daniel (2004 a 2012), World Skills 2015, entre outros.


 
 
LUANA ESPÍNDOLA  (BRA) | MASTERCLASS
Desde 2009 é diretora do Instituto de Orientação Artística – IOA Dança, de Jundiaí. Atuou no Kadwah Grupo de Dança, sob direção de Edy Wilson e integrou a Raça Cia de Dança de São Paulo sob direção de Roseli Rodrigues, com a qual se apresentou em turnês pelo Brasil todo, com trabalhos consagrados, como: Novos Ventos, Tango Sob Dois Olhares, Caminho da Seda e Cartas Brasileiras. Atuou no Grupo Divinadança, sob direção de Andrea Pivatto, com a obra Porto In-seguro. Participa de diversos trabalhos do coreógrafo Ricardo Scheir, destacando o premiado duo Segundo Toque. Como coreógrafa e bailarina conquistou premiações nos mais importantes festivais do Brasil e exterior. Participou de cursos em NY e ministrou cursos na Alemanha e Bélgica. Em 2012 foi eleita a Melhor Bailarina do 30º Festival de Dança de Joinville. Em 2014 recebeu o prêmio de Coreógrafa Revelação do 32º Festival de Dança de Joinville e participou da Bienal de Lyon, na França.
 
 
ERIKA NOVACHI (BRA) | MASTERCLASS Éum nome reconhecido no cenário do jazz dance brasileiro. Diretora residente do Galpão 1 Academia, de Indaiatuba, transita entre os principais festivais de dança do país com destaque. É professora e coreógrafa de Lyrical Jazz desde 1995, e bailarina. Atuou em companhias como o Grupo Raça (com direção de Roseli Rodrigues) e Companhia Dançar (com direção de Rose Calheiros). Entre seus principais prêmios como coreógrafa destacam-se diversos primeiros lugares na categoria no Festival de Dança de Joinville. É frequentemente convidada para ser jurada de mostras e competições de dança. Sua companhia, Galpão 1, também já realizou diversas aberturas, como convidada, das noites do gênero jazz dance do evento Passo de Arte. Em agosto de 2009 ministrou aula de lyrical jazz, na Broadway Dance Center, em Nova York. Entre 2010 e 2014 foi professora de Lyrical Jazz, no Festival de Dança de Joinville. É uma das diretoras e organizadoras do Congresso Internacional de Jazz Dance no Brasil.
  




WILIAN AGUIAR (BRA) | AULA TEÓRICA 
É fotógrafo e iniciou seus estudos em fotografia em 2003, na Visual Arts – Rio de Janeiro. Desde 2005, dedica-se a fotografia de espetáculos, tendo realizado trabalhos em dança para a Cia. Siameses, de Maurício de Oliveira; Balé da Cidade de São Paulo; O Viga, de Sônia Oliveira, além de diversos espetáculos da São Paulo Companhia de Dança. No teatro fotografou Bibi Ferreira, Juca de Oliveira, PauloGracindo Jr, Bárbara Paz, Luana Piovani. Também fez os registros dos musicais OsProdutores (2008), de Miguel Falabella; Rock Show (2008), de Wolf Maya; e Meu 
Amigo, Charlie Brown (2010). No cenário musical, realizou trabalhos para festivais de música e artistas como Ana Carolina (Ana Carolina e Seu Jorge); Roupa Nova – Acústico 2 (2006); Roupa Nova em Londres (2009); Emmerson Nogueira; Jota Quest; Sideral; BMW Jazz Festival; Padre Marcelo Rossi; SWU 2011 (Faith No More, Duran Duran, Lynard Skynard); Maquinaria 2009 (Faith No More, Janes Addiction,Deftones, Sepultura, Evanescence); Simple Plan e Billy Paul. Esteve no Congresso de Jazz em 2014 e 2015.


 

 MARCELA BENVEGNU (BRA) | AULA TEÓRICA 
É coordenadora de Educativo e Comunicação da São Paulo Companhia de Dança, jornalista e crítica de dança. É mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), pós-graduada em Estudos Contemporâneos em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e jornalista pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Atua como jurada, palestrante, crítica ou jornalista convidada em eventos como o Festival de Dança de Joinville, Dança Ribeirão, Festival de Dança de Londrina, Olhares Sobre o Corpo, Festival de Dança de Uberlândia, Festidança, Bento em Dança, e outros. Em agosto de 2009 ministrou palestra sobre história do jazz dance e corpo brasileiro, na Broadway Dance Center, em Nova York. Publicou textos em livros e revistas acadêmicas como Na Dança (Imprensa Oficial, 2005), Acervo Mídia Online (Produção Científica em Ciências da Comunicação, 2009)Terceiro Sinal (SPCD, 2011), Sala Preta, (USP, 2011), Experiências Compartilhadas em Dança (Unesp, 2013), Passado-Futuro (Martins Fontes, SPCD, 2014). É coautora do documentário, Roseli Rodrigues - Poesia em Movimento, codiretora do Congresso Internacional de Jazz Dance no Brasil e do site Revista de Dança.  | www.revistadedanca.com.br