Fique ligado

Mostra traz espetáculos de dança de companhias do Sul a Curitiba de graça

Rec(L)usadx mostra um solo de dança contemporânea que nasceu da investigação poética sobre um mundo que é atravessado por relações afetivas interrompidas Feche os olhos para olhar convida o público a uma experiência de descondicionamento do olhar

A Mostra Sul – diálogos dançantes, promovida pela paranaense desCompanhia de dança, traz a Curitiba, entre agosto e setembro, um recorte da produção de dança contemporânea da região Sul. A mostra apresenta oito espetáculos de dança, todos gratuitos.

A mostra é aberta no dia 4 de agosto, às 19h30, com o espetáculo "Input", na Casa Hoffmann. Em cena, quatro bailarinos jogam o jogo da memória: enquanto jogam, criam uma coreografia que deve ser memorizada e replicada.

Já entre 5 e 7 de agosto o espetáculo "Até quanto?, de Isabela Schwab (PR), fica em cartaz no Teatro Cleon Jacques. O trabalho propõe apresentar o corpo como um campo de batalhas, em um encontro de dor e prazer, vontade e alcance, recuo e ataque. Nos mesmos dias e espaço, a peça "Rec(L)usadx", de Elke Siedler (SC), mostra um solo de dança contemporânea que nasceu da investigação poética sobre um mundo que é atravessado por relações afetivas interrompidas.

O vão do Museu Oscar Niemeyer (MON) também é sede da mostra. Nos dias 20 e 21, o espetáculo "Descobrindo Plaftpet", da desCompanhia de dança (PR), traz à tona a importância do brincar, do criar e recriar a partir de simples objetos, como garrafas pet. De 26 a 28 de agosto, "[BLIND]AGEM", do Grupo LAUT! (SC), retorna ao Cleon Jacques para buscar entender os estágios corporais dos bailarinos na ausência da visão.

De volta ao vão do MON, a desCompanhia de dança apresenta, no dia 28, "Feche os olhos para olhar". O espetáculo convida o público a uma experiência de "descondicionamento do olhar", conduzindo seus olhares para pontos inusitados. Já em setembro, de 2 a 4, a Cia. Municipal de Caxias do Sul (RS) apresenta no Cleon Jacques "Lacuna", que procura desenhar cenicamente uma crítica bem humorada sobre as relações de uso e consumo entre o ser humano e as tecnologias de smartphones.

 

Ainda no Cleon Jacques, a desCompanhia de dança fecha a programação da mostra com o espetáculo "IN-REAL acontecimentos poéticos", nos dias 2 e 3 de setembro, buscando subverter a noção prático-utilitária do espaço e das coisas e objetos. 

Os detalhes da programação, como horários de apresentação e endereços dos espaços culturais, podem ser vistos pelo site descompanhia.blogspot.com.

Serviço
Mostra Sul – diálogos dançantes
Quando: Até 4 de setembro
Onde: Casa Hoffmann (Rua Claudino dos Santos, 58 – São Francisco), MON (Rua Marechal Hermes, 999 – Centro) e Teatro Cleon Jacques (Rua Mateus Leme, 4700 – São Lourenço)
Quanto: Entrada franca
Mais informações: Pelo site descompanhia.blogspot.com

 

fonte http://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2016/08/04/mostra-traz-espetaculos-de-danca-de-companhias-do-sul-a-curitiba-de-graca.htm